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Qual o tipo de tênis ideal para a sua corrida?

A quantidade de opções nas lojas é interminável. Mais macios, mais estáveis, pronadores, neutros, supinadores. Aprenda aqui qual escolher.

Qual o tipo de tênis ideal para a sua corrida?

Quando sou contratado para prestar assessoria a corredores, meu trabalho principal é a montagem de série de exercícios com pesos para melhorar a performance e reduzir a incidência de lesões.

Mas acreditar que esse seria o único fator que pode reduzir o aparecimento de lesões em praticantes de corrida é um pensamento muito simplista.

Eu tenho a responsabilidade de olhar para “o todo”, e ajudar em aspectos que vão além da musculação. E uma das maiores dúvidas que meus alunos tem sobre a relação da corrida com as lesões é a escolha do tipo de tênis ideal. E é sobre esse assunto que eu gostaria de falar com você hoje.

Tipos de arcos plantares

O primeira aplicação clínica da avaliação do arco plantar foi realizada pelo Coronel R. I. Harris e o Major T. Beath, com o objetivo de identificar problemas nos pés dos soldados canadenses, isso em 1947.

Entretanto apenas em 1980 o Dr. Peter Cavanagh aplicou tais conhecimentos para a definição de qual seria o calçado mais adequado para cada modelo de tênis de corrida.

Esse arco plantar é fruto das características da estrutura óssea do pé e da relação (flexibilidade) entre esses ossos. Essa avaliação é realizada com o indivíduo em posição ortostática (parado em pé), descalço,  e reflete a área de contato do pé com o solo.

foot anatomy

Em geral, podemos dividir os indivíduos como possuindo 3 tipos de arcos plantares: normais, mais baixos (pisada pronada) ou mais altos (pisada supinda).

Quem possui um arco mais baixo ou pisada pronada, apresentaria maior flexibilidade entre os ossos do pé. Quem possui um arco mais alto ou pisada supinada, apresenta uma menor flexibilidade. E existem aqueles que tem o arco normal, ou pisada neutra.

E assim, desde os anos 80 várias marcas de tênis começaram a produzir calçados que “em teoria” são adequados para esse ou aquele tipo de pisada. 

tipos de pisada

Tipos de tênis de corrida

Assim como existem 3 tipos básicos de pisadas, existem 3 tipos de tênis. Os tênis com maior capacidade de controle de movimentos são indicados para os indivíduos que possuem a pisada pronada (arco mais baixo) pois compensariam o excesso de flexibilidade no pé, adequando o contato com o solo.

Para quem tem o arco mais alto, o ideal seriam tênis com maior capacidade de amortecimento, já que a característica desse pé é justamente sua falta de flexibilidade e sua provável incapacidade de lidar bem com o impacto do pé no solo.

Já quem tem a pisada normal precisariam de um pouco dos dois, amortecimento e controle. Para esses existem os tênis que oferecem estabilidade, mantendo o arco do pé que já é normal.

Mas de tudo isso, o que é verdade e o que é “papo de vendedor”?

types running shoes

Evidências sobre o assunto

Acredito que esses 2 estudos aqui podem jogar uma luz sobre o assunto e te ajudar a decidir que tênis escolher para praticar corrida.

Em 2014 um grupo de pesquisadores compilaram uma série de estudos realizados nas forças armadas americanas (Knapik et Al., 2014). Ao todo, quase 5000 soldados foram envolvidos em 3 grandes pesquisas que procuravam identificar se o tênis adequado ao tipo de pisada poderia reduzir a incidência de lesões.

A grande vantagem desses estudos é que, apesar de conduzidos de forma independente, todos utilizaram a mesma metodologia. No primeiro grupo, indivíduos com pisada pronada recebiam tênis com controle de movimento, específico para esse tipo de pé.

No grupo 2, indivíduos com pisada supinada recebiam tênis mais macios, ideias para esse arco plantar. No grupo 3, indivíduos com pisada normal recebiam tênis estáveis, o que é indicado para essa condição.

E existia um quarto grupo. Nesse grupo, indivíduos com diferentes tipos de pisada (pronada ou supinada) recebiam apenas o tênis estável, indicado apenas para quem tem a pisada neutra.

Além disso, por serem militares em serviço, a dieta e o volume de exercícios realizados era muito similar entre todos, assim como a faixa etária. Os estudos duraram de 6 a 12 semanas e ao final desse período os mesmos instrumentos para a avaliação da incidência de lesões foi utilizado.

E os resultados?

Nenhuma diferença! Isso mesmo, não existiu nenhuma influência em se utilizar o “tênis certo” ou o “tênis errado”. A incidência de lesões não foi significativamente maior ou menor em nenhum dos grupos.

Na verdade, apesar de não ser significativo, os resultados apontaram para uma tendência de uma menos incidência de lesões no grupo que pés pronados e supinados utilizaram tênis para pisada neutra.

Isso mesmo, aparentemente utilizar o tênis errado foi melhor! Calma, não fique maluco agora, rsrsr. Isso só reflete não existir nenhuma relação entre o tipo de pisada e o tipo de tênis no que diz respeito a incidência de lesões.

incidencia lesao tenis pisada

Observe na figura acima que, independente do tipo de tênis utilizado, o número de lesões (por 1000 pessoas) não variou de forma significativa entre homens e mulheres.

E o que fazer?

Bom, acho que 3 coisas devem ser levadas em consideração quando você for comprar seu tênis de corrida:

Primeiro: o preço. Apesar do vendedor querer te convencer que aquele tênis de R$1.000 vai te dar uma segurança maior, é bem improvável que isso aconteça. Dando uma busca rápida na internet é possível ver tênis muito bons a partir de R$120-130.

Segundo: conforto. Coloque o tênis e veja se ele fica confortável. De uma voltinha, 5m de trote e veja o que você sente. Não tem nada melhor que sua sensação pra dizer se ele é bom ou não. É claro que tênis mais leves também exigem menor esforço, principalmente em corridas mais longas.

Terceiro: beleza. Ninguém merece correr com tênis feio, não é!?

Todo o resto é achismo.

 

Grande abraço

 

Se precisar de assessoria na montagem de programas de treinamento com pesos voltados à performance e redução da incidência de lesões na corrida, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

PS.: que fique claro que não estou dizendo que qualquer tipo de calçado serve para correr, ok? As comparações aqui são entre diferentes tênis de corrida. Correr de bota militar não vai ajudar muito e pode te machucar sim.

 

PS2.: os exemplo aqui são para tênis utilizados em corridas de fundo  e mio-fundo (acima de 5k). Em provas de velocidade tem um monte de outros aspectos a serem analisado.

 

Link do artigo

 

JOSEPH J. KNAPIK, DANIEL W. TRONE, JUSTE TCHANDJA, BRUCE H. JONES. Injury-Reduction Effectiveness of Prescribing Running Shoes on the Basis of Foot Arch Height: Summary of Military Investigations. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, v.44, n.10, 2014.

http://www1.udel.edu/PT/PT%20Clinical%20Services/journalclub/sojc/13-14/November/Knapik%20JOSPT%20Injury%20reduction.pdf

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