Logo
Demo

Artigos na categoria: Emagrecimento

Como perder aquela gordura localizada? Aqui tem uma boa resposta!

É comum pessoas desejarem perder gordura em locais específicos do corpo, como as coxas e os braços, e durante muito tempo se defendeu a ideia de que não dava pra resolver isso. Mas será que é possível? Sim, sem dúvida!

Como perder aquela gordura localizada? Aqui tem uma boa resposta!

Perder peso não é necessariamente legal se esse peso vier, por exemplo, de sua massa muscular. E esse é o conceito de emagrecimento: diminuir o seu percentual de gordura e não necessariamente seu peso total. Mas aí vem o primeiro problema, que é como perder essa gordura. E depois vem um segundo problema, que é como perder onde eu quero perder! Vou tentar responder algumas coisas simples sobre essas questões e tentar desmistificar algumas coisas erradas que você deve ter escutado na academia, ok?

Pra você quer emagrecer mas não tem tempo pra treinar. Leia isso!

Pessoas que querem emagrecer acreditam que não tem tempo para fazer exercício. Mas eles não sabem que o tempo necessário para atingir esse objetivo é mínimo.

Pra você quer emagrecer mas não tem tempo pra treinar. Leia isso!

Quando decide emagrecer, o correto é se apoiar em dois pilares: o da nutrição e o do exercício. Se algum dia alguém tentar convencer você que existe um mais importante que o outro, comesse a duvidar de quanto conhecimento essa pessoa tem sobre o assunto. Mas como não sou nutricionista, o papo aqui é sobre o exercício. O papel da atividade física pode ser observada em vários aspectos, dentre eles os efeitos agudos e crônicos do exercício.

Gordura vira músculo... ela não é simplesmente “queimada”! Veja aqui a explicação para o mito do fat-burner.

O catabolismo de gordura sempre foi explicado pelo seu uso na geração de energia, e consequente formação de H2O e CO2. Entretanto é fato que grande parte disso vira SIM massa magra.

Gordura vira músculo... ela não é simplesmente “queimada”! Veja aqui a explicação para o mito do fat-burner.

A explicação que sempre recebemos é que a gordura é um macronutriente estocado como reserva energética, e que a realização de atividades físicas associada a uma dieta com restrições geraria um balanço energético negativo. Sendo assim, se os AGL são continuamente retirados dos adipócitos ao longo das 24hs do dia para geração de energia, porque existem tantos indivíduos obesos? E porque grandes períodos de jejum (que aumentam a retirada de AGL dos adipócitos) não são eficientes na redução da gordura corporal? 

VíDEO e Texto: Entendendo o emagrecimento

Aspectos fisiológicos que explicam o processo de consumo da gordura corporal

VíDEO e Texto: Entendendo o emagrecimento

Eu acho surpreendente a quantidade de profissionais que trabalham com exercício e emagrecimento, mas não conseguem explicar de maneira satisfatória como o consumo de gorduras se dá dentro do organismo. Pra mim é como levar um carro em um mecânico que faz o conserto, mas não sabe dizer como o motor funciona. Não faz sentido.

Desse modo, vamos entender como o organismo decide utilizar a gordura como fonte de energia e o que podemos fazer para incentivá-lo.